sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Dia normal

- E aí, como vai ser a ceia hoje à noite?

- Ah, nada demais. Pra mim é um dia normal como todos os outros.

- É, né?

- O Natal virou uma data comercial. E nem faz bem comer muito à noite.

- É verdade. Não faz.
.......

Foi assim a conversa que ouvi hoje de manhã enquanto fazia compras na verdureira para a ceia de Natal em família.
Fiquei triste.

- E o seu aniversário, você comemora? E o dia que você nasceu, é um dia normal como todos os outros?

Não. Eu não falei.
Mas deu vontade.

Tá certo que o Natal virou mesmo uma data comercial. Mas isso não diminui a importância do dia do nascimento de Jesus - a pessoa mais pura e iluminada que já esteve aqui na Terra.

Como disse um padre esses dias na televisão, "quando você dá um presente, é como você se estivesse se dando, se doando naquele gesto".

Eu não sou católica, mas tenho convicção de que o padre está certo. Quando a gente dá um presente, a gente dá pelo menos alguns segundos de felicidade a alguém. A gente se aproxima um pouco mais do coração da pessoa que convivemos no dia a dia e que às vezes esquecemos de dizer "poxa, como você é importante pra mim".

Não é o valor do presente que importa. É o gesto. É saber que durante alguns minutos - pelo menos enquanto o presente era escolhido e comprado - aquela pessoa pensou exclusivamente em você.
E isso não tem preço.

Eu comemoro o Natal. Sempre. Muito. Aproveito para abraçar forte quem eu amo, pedir perdão pelos erros que cometi com estas pessoas queridas.



Aproveito para aprender um pouco com a história linda do nascimento de Jesus. A fé de Maria e de José. A simplicidade do nascimento Dele. E todas as lições que essa História pode nos trazer.

O dia que Deus escolheu para trazer ao mundo o maior exemplo que a humidade já teve não é um dia normal. Nunca vai ser.

E desejo que não seja normal pra você também.

Um comentário:

  1. Oi Paty,

    "quando você dá um presente, é como você se estivesse se dando, se doando naquele gesto"

    Imagine então se você está doando seus órgãos, que já não lhe servem...
    Neste caso, qualquer dia é dia de Natal.

    abraço!
    Grupo Hércules SC

    ResponderExcluir